Entenda seu cliente e melhore suas vendas

Última Atualização em 11 de setembro de 2013 por Eduardo Danton

quebUma das qualidades muito subestimadas no mundo dos negócios é entender o cliente. Em muitos níveis, isso é significativo , mas especialmente para os empresários que querem atrair a atenção de uma platéia.

Qual das opções abaixo descreve o seu marketing?
A. Me veja.
B. Me veja olhando para você.
Para negociar melhor nos dias de hoje é preciso uma mudança da mentalidade do marketing tradicional. Os clientes hoje já estão olhando – isso é o que a Internet faz muito bem. Quando encontram o seu negócio, os seus potenciais clientes querem saber rapidamente se você os compreende ou você pode deixar de vender e perder a oportunidade de fechar um bom negócio. Como você pode comunicar isso? Aqui sugerimos três práticas:

1 – Seja humilde

Esta não parece ser uma qualidade do negócio, mas pode muito bem ser um dos mais importantes hoje. Os verdadeiros líderes ganham a atenção de suas comunidades não por exibicionismo, mas por serem humildes o suficiente para aprender.
Ser humilde é uma qualidade que desloca a atenção do seu negócio para o negócio do cliente – e é um passo importante. Mesmo que você não entenda bem seus clientes , eles podem ainda não saber disso. É por isso que é essencial ouvir , observar e pacientemente ganhar a sua confiança. É tentador supor que você tenha o que o cliente quer, mesmo que você o faça. Dispor de um pouco de tempo extra de consideração vai criar o alinhamento necessário para a construção de um relacionamento bem sucedido.

2 – Fale a língua dos seus clientes

Um cliente nosso que oferece serviços de decoração  e designer de interiores bem sucedida. Recentemente, ele publicou uma newsletter no qual ele respondeu à sugestão de parar de referir-se a empresas de decoração como decoradores, e ao invés disso, usar os termos mais simples e mais fáceis de serem compreendidos.
Anos atrás, eu estava lutando com a otimização do meu site de paisagem quando descobri a magia de falar a língua do cliente. As palavras que seus clientes usam são mais do que informações, elas fazem parte de seu DNA.
As palavras razoavelmente certas fazem uma imediata conexão, com  a compreensão mútua.
O mais importante é que um bom SEO precisa usar palavras e frases que seus clientes estão usando. Fale a língua de seu cliente!
Embora existam muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave online nada funciona tão bem para pequenas empresas nas comunidades locais como o  feedback de clientes reais.

3 – Faça perguntas

As perguntas são incrivelmente poderosas para se alinhar com seus clientes. Em primeiro lugar, fazer perguntas demonstra que você se importa. Apenas fazendo perguntas certas mostra que você tem uma sólida compreensão de seus clientes. O que você aprende depois serve para refinar melhor o conhecimento de sua base de clientes.
As vendas e o marketing tradicionais eram orientados. No entanto, os melhores métodos de venda e de marketing nos dias de hoje são inerentemente focados no relacionamento.

Um componente chave do sucesso num processo de venda é um relacionamento bem sucedido,  é fazer boas perguntas que ajudam  a saber aquilo que não sabem. Os clientes de hoje esperam estar comprando um relacionamento com uma empresa e não apenas a execução de uma transação. Eles querem saber como você vai atendê-los a longo prazo, depois da primeira venda. É uma expectativa.
Ter um bom relacionamento com seu cliente é fundamental para o sucesso de sua empresa. Pense nisso!

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?