Última Atualização em 22 de fevereiro de 2013 por Eduardo Danton
O Brasil é reconhecido como um dos países mais sociáveis do mundo e reflete isto sendo uma grande potência nas mídias sociais. As marcas nacionais, no entanto, não se igualam à média global na questão de como utilizar as plataformas da melhor maneira para atingir o consumidor online.
Ainda existe um receio das mídias sociais no Brasil. Aqui se criou um mito de que as redes só servem para fazer entretenimento e humor, o que restringe o público. Nas empresas globais elas são tratadas seriamente, como algo que agrega valor ao negócio e não apenas para ativar produtos.
No Brasil os assuntos abordados e postados nas mídias são específicos ao público que a empresa quer atingir, mostrando que os brasileiros estão atentos à realidade dos seus clientes, já que usamos muito as redes sociais. O ponto mais importante, no entanto, é se este conteúdo é relevante.
Mostraremos a seguir 9 passos para a sua marca se tornar social e ter sucesso na internet:
1° – A mensagem importa tanto quanto o meio
Foque em conteúdo específico e bem elaborado
2° – Coloque sua marca em movimento
Busque estar presente em todos os canais, mas sem perder o foco.
3° – Integre ou morra
As mídias sociais devem ser trabalhadas pela organização como um todo e não isoladas
4°- Coloque o social no centro
O ideal é ter uma área especializada no trabalho com redes sociais.
5°- Ouça mais fale menos
Aprenda com o que é falado nas mídias e transforme isto em ação
6°- Engajamento precisa valer a pena
Medir a efetividade da estratégia é essencial
7°- Pense Global
No caso das redes sociais, as ações devem ser mais globais e menos locais.
8°- Conte com o de fora
Aposte em ajuda externa na gestão das mídias sociais.
9° – Fique alerta: os riscos existem
Esteja preparado para críticas e questões como privacidade