Última Atualização em 20 de janeiro de 2023 por Eduardo Danton
Um dos elementos mais custosos e exigentes, ao estar iniciando um negócio, está mesmo na atração de seu público alvo para o website ou aplicativo de sua marca. Em uma fase em que a concorrência pela atenção dos consumidores nunca foi tão grande – somando ao fato de existir um espetro de atenção cada vez mais reduzido – como sua presença online poderá promover uma geração de tráfego orgânico, ao invés de ter que investir sempre fortunas com o tráfego pago?
Através de diferentes especialistas, será possível compreender como de fato poderá colocar seu negócio online novo muito mais inclinado para um tráfego e crescimento orgânicos, ao invés de alavancar, desde início, a visibilidade de sua empresa. Considerando que o objetivo de qualquer empreendedor é de conseguir maximizar e potencializar a dualidade custo/ benefício, atente agora em como poderá estar mais próximo de atingir esse mesmo objetivo:
Credibilidade construída: logo, nome e domínio
Quantas vezes não se sentiu muito confortável em clicar em um link com um domínio que o pareceu estranho? De fato, e como poderá concluir no dominio.online, não vão faltar diferentes domínios que poderão ir de encontro com a missão de sua empresa, nome e ainda uma sugestão de nome que possa ser apelativo e fácil de acessar, por parte de seus potenciais clientes. Esse elemento é essencial para que esteja começando seu percurso, como empreendedor digital, com o pé direito.
Somando a isso, testar e avaliar a resposta de seu público-alvo perante seu logo, interface e layout de seu website e aplicativo, bem como a facilidade de decorar seu nome – devendo ser o mais chamativo possível – são tudo fatores que, a longo prazo, poderão fazer toda a diferença em seu negócio. Aliás, isso poderá ser o fator diferencial de seu negócio, perante seus principais concorrentes.
Criar uma presença nas redes sociais apelativa
Se um dos principais objetivos de seu negócio é de ter um tráfego orgânico muito mais capaz e qualificado, o investimento em suas redes sociais é crucial. Não só estar presente nas principais redes, mas criar parcerias com influencers ou até lançar concursos, give aways ou torneios poderão ser elementos que façam com que, de forma orgânica, possa chegar a um espetro de público muito maior.
Por exemplo, caso seu público alvo invista muito de seu tempo em redes sociais como Instagram, Youtube ou Tik Tok, poder investir em criadores de conteúdos que criem engajamento qualificado poderá ser algo a considerar. Sem dúvida alguma que o alcance e poder das redes sociais são a janela para qualquer empreendedor que queira desviar o investimento em tráfego pago – como Facebook Ads ou Google Adwords – rentabilizando muito melhor seu dinheiro-
Elementos como e-mail marketing, para criar uma relação mais aproximada
Não só atrair inicialmente seus potenciais clientes é essencial para o crescimento de seu negócio, como também saber os melhores jeitos de os manter próximos de sua empresa. Para tal, e-mail marketing e alimentar constantemente suas redes sociais com valor agregado são pontos que deverá investir sempre.
O também chamado “upsell” é algo que está comprovado que poderá render muito para qualquer empresa, pelo que criar esse relacionamento mais aproximado para com seu cliente é essencial para a longevidade de seu negócio.
Com os dados de navegação que estão presentes em seu website e aplicativo, já poderá perceber quais são os interesses desse mesmo cliente, podendo oferecer códigos promocionais ou até preços especiais, durante um período mais curto de tempo. Tudo para que esse relacionamento não desapareça realmente, ao mesmo tempo que as duas partes acabam se beneficiando.