Marketing

Departamento Comercial x Departamento de Marketing

Quais as principais diferenças entre o departamento comercial e o departamento de marketing? As duas áreas apresentam características semelhantes porém suas atividades são bem distintas dentro de uma organização. Para te ajudar a entender um pouco melhor montei um artigo que esclarece um pouco sobre as duas áreas.

O que é o Departamento Comercial?

O Departamento Comercial é responsável por coordenar as atividades de venda dos produtos ou serviços da empresa. É a partir dele que as empresas obtêm lucro e recursos financeiros para que possa crescer e sobreviver economicamente.

Quais são as principais atividades do departamento comercial?

Listei algumas atividades que são fundamentais para um departamento de vendas em uma empresa, são elas:

  • Prospectar Clientes
  • Atender clientes presencialmente
  • Fazer ligações e reuniões de oferecendo o produto ou serviço
  • Fazer propostas comerciais
  • Estabelecer meta de vendas e outros indicadores
  • Acompanhar o funil de venda
  • Alimentar o sistema de CRM
  • Fazer inside sales ou seja vendas internas

O que é o Departamento de Marketing?

O Departamento de Marketing é responsável pela venda de forma indireta.

Os profissionais deste departamento têm como objetivo estudar o mercado, verificar quais as melhores opções, e planejar estratégias para que a empresa consiga vender seus produtos/serviços, e consequentemente, cresçam economicamente.

O departamento de comunicação e marketing é essencial para um organização, é considerado o coração da divulgação de produtos e serviços da empresa.

O que faz o departamento de marketing em uma empresa?

O departamento de marketing tem uma responsabilidade mais estratégica que a equipe comercial, podemos dizer que o marketing é responsável em gerar demanda e atrair clientes para que o time de vendas consiga vender mais e melhor.

As atividades do departamento de marketing variam e podem ser diferentes de acordo com o tipo e o porte da empresa, as principais atividades que destaco são:

  1. Elaboração de planejamento estratégico de marketing
  2. Elaboração de plano de marketing (4Ps, Matriz BCG e etc)
  3. Análise de concorrentes
  4. Análise de mercado
  5. Planejamento de ações promocionais
  6. Planejamento de campanhas institucionais e etc
  7. Criação de materiais diversos
  8. Gerenciamento de agências, gráficas e outros fornecedores de comunicação.
  9. Gerenciamento de marca (Branding).
  10. Monitoramento de redes sociais, site e ferramentas de marketing digital.

Portanto, como podemos perceber, mesmo que com funções diferentes, os departamentos acabam se completando, o que faz com que as pessoas se confundam em relação a eles. Em pequenas empresas é comum que os dois departamentos acabem se unindo, o que pode gerar sobrecarga de atividades, e até problemas na hora da tomada de decisões.

Uma coisa eu digo um departamento não substitui o outro, pelo contrário os dois unidos podem gerar uma verdadeira máquina de vendas. Entretanto muitas empresas acabam tendo somente o departamento comercial e acabam delegando funções de marketing para uma única pessoa. É desejável que as atividades sejam separadas e bem definidas para que cada área possa gerar melhores resultados.

Qual é sua opinião sobre a questão do comercial e do marketing?

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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