Quais as principais diferenças entre o departamento comercial e o departamento de marketing? As duas áreas apresentam características semelhantes porém suas atividades são bem distintas dentro de uma organização. Para te ajudar a entender um pouco melhor montei um artigo que esclarece um pouco sobre as duas áreas.
O Departamento Comercial é responsável por coordenar as atividades de venda dos produtos ou serviços da empresa. É a partir dele que as empresas obtêm lucro e recursos financeiros para que possa crescer e sobreviver economicamente.
Listei algumas atividades que são fundamentais para um departamento de vendas em uma empresa, são elas:
O Departamento de Marketing é responsável pela venda de forma indireta.
Os profissionais deste departamento têm como objetivo estudar o mercado, verificar quais as melhores opções, e planejar estratégias para que a empresa consiga vender seus produtos/serviços, e consequentemente, cresçam economicamente.
O departamento de comunicação e marketing é essencial para um organização, é considerado o coração da divulgação de produtos e serviços da empresa.
O departamento de marketing tem uma responsabilidade mais estratégica que a equipe comercial, podemos dizer que o marketing é responsável em gerar demanda e atrair clientes para que o time de vendas consiga vender mais e melhor.
As atividades do departamento de marketing variam e podem ser diferentes de acordo com o tipo e o porte da empresa, as principais atividades que destaco são:
Portanto, como podemos perceber, mesmo que com funções diferentes, os departamentos acabam se completando, o que faz com que as pessoas se confundam em relação a eles. Em pequenas empresas é comum que os dois departamentos acabem se unindo, o que pode gerar sobrecarga de atividades, e até problemas na hora da tomada de decisões.
Uma coisa eu digo um departamento não substitui o outro, pelo contrário os dois unidos podem gerar uma verdadeira máquina de vendas. Entretanto muitas empresas acabam tendo somente o departamento comercial e acabam delegando funções de marketing para uma única pessoa. É desejável que as atividades sejam separadas e bem definidas para que cada área possa gerar melhores resultados.
Qual é sua opinião sobre a questão do comercial e do marketing?
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários
é bem comum encontrar o gerente comercial com funções do gerente do marketing nas empresas. Tive uma experiência assim, são áreas que trabalham juntas mas não são a mesma coisa.
Explicação que procurávamos. Obrigado!
Otima materia, excelente para o conhecimento, obrigado!!!!