Última Atualização em 8 de setembro de 2022 por Eduardo Danton
Quais as principais diferenças entre o departamento comercial e o departamento de marketing? As duas áreas apresentam características semelhantes porém suas atividades são bem distintas dentro de uma organização. Para te ajudar a entender um pouco melhor montei um artigo que esclarece um pouco sobre as duas áreas.
O que é o Departamento Comercial?
O Departamento Comercial é responsável por coordenar as atividades de venda dos produtos ou serviços da empresa. É a partir dele que as empresas obtêm lucro e recursos financeiros para que possa crescer e sobreviver economicamente.
Quais são as principais atividades do departamento comercial?
Listei algumas atividades que são fundamentais para um departamento de vendas em uma empresa, são elas:
- Prospectar Clientes
- Atender clientes presencialmente
- Fazer ligações e reuniões de oferecendo o produto ou serviço
- Fazer propostas comerciais
- Estabelecer meta de vendas e outros indicadores
- Acompanhar o funil de venda
- Alimentar o sistema de CRM
- Fazer inside sales ou seja vendas internas
O que é o Departamento de Marketing?
O Departamento de Marketing é responsável pela venda de forma indireta.
Os profissionais deste departamento têm como objetivo estudar o mercado, verificar quais as melhores opções, e planejar estratégias para que a empresa consiga vender seus produtos/serviços, e consequentemente, cresçam economicamente.
O departamento de comunicação e marketing é essencial para um organização, é considerado o coração da divulgação de produtos e serviços da empresa.
O que faz o departamento de marketing em uma empresa?
O departamento de marketing tem uma responsabilidade mais estratégica que a equipe comercial, podemos dizer que o marketing é responsável em gerar demanda e atrair clientes para que o time de vendas consiga vender mais e melhor.
As atividades do departamento de marketing variam e podem ser diferentes de acordo com o tipo e o porte da empresa, as principais atividades que destaco são:
- Elaboração de planejamento estratégico de marketing
- Elaboração de plano de marketing (4Ps, Matriz BCG e etc)
- Análise de concorrentes
- Análise de mercado
- Planejamento de ações promocionais
- Planejamento de campanhas institucionais e etc
- Criação de materiais diversos
- Gerenciamento de agências, gráficas e outros fornecedores de comunicação.
- Gerenciamento de marca (Branding).
- Monitoramento de redes sociais, site e ferramentas de marketing digital.
Portanto, como podemos perceber, mesmo que com funções diferentes, os departamentos acabam se completando, o que faz com que as pessoas se confundam em relação a eles. Em pequenas empresas é comum que os dois departamentos acabem se unindo, o que pode gerar sobrecarga de atividades, e até problemas na hora da tomada de decisões.
Uma coisa eu digo um departamento não substitui o outro, pelo contrário os dois unidos podem gerar uma verdadeira máquina de vendas. Entretanto muitas empresas acabam tendo somente o departamento comercial e acabam delegando funções de marketing para uma única pessoa. É desejável que as atividades sejam separadas e bem definidas para que cada área possa gerar melhores resultados.
Qual é sua opinião sobre a questão do comercial e do marketing?
é bem comum encontrar o gerente comercial com funções do gerente do marketing nas empresas. Tive uma experiência assim, são áreas que trabalham juntas mas não são a mesma coisa.
Explicação que procurávamos. Obrigado!
Otima materia, excelente para o conhecimento, obrigado!!!!