O e-mail marketing tornou-se uma ferramenta vital para as pequenas empresas que queiram utilizar emails como forma de serem sempre lembradas. A princípio, os pontos positivos são óbvios: é rápido e barato. Mas isso não é tudo. O e-mail marketing oferece oportunidades sofisticadas como por exemplo direcionar mensagens para as pessoas certas, no momento certo e promover negócios sérios.
As taxas de resposta de e-mails em massa são muito melhores do que as malas-diretas, graças ao imediatismo da mídia. Os resultados podem ser mensurados e utilizados para elaborar um e-mail marketing posterior com melhor foco.
O marketing direto via e-mail é um método de comunicação ideal para qualquer pequena empresa que conta com uma presença online eficiente. As mensagens de e-mail podem destacar ofertas especiais e novos produtos para, em seguida, os destinatários serem direcionados imediatamente para o site e até mesmo a uma página de contato.
No entanto, um e-mail marketing mal feito apresenta algumas armadilhas. Eles podem ser vistos como spam e serem bloqueados. As palavras de ordem, no caso, são responsabilidade e relevância. É preciso ter permissão do destinatário para enviar e-mail marketing. E se você quer que eles respondam positivamente, é necessário que as mensagens sejam realmente importantes ou que tenha algum valor informativo para o seu público. O uso indevido da ferramenta pode simplesmente causar uma má impressão para sua empresa. Veja a sugestão abaixo da Edm2 para criar listas de emails eficientes!
O ponto de partida para essa estratégia é um banco de dados atualizado baseado em permissão de envio de e-mail marketing. Essa lista deve conter todas as informações necessárias sobre os destinatários, para que se possa direcionar as mensagens. Os contatos devem ter dado sua permissão para o envio, seja através de um formulário ou em seu site. Certifique-se de incluir uma simples caixa de seleção “opting-in” em todo o material de marketing. Depois, segmente a lista de e-mail em grupos-chave de pessoas que compartilham características específicas. Agrupe os clientes de acordo com o que compraram no passado. Dessa forma, será possível enviar mensagens direcionadas sobre produtos específicos para as pessoas certas, junto a isso coloque datas assim você saberá quando que esse cliente entrou em sua base para facilitar os filtros no futuro.
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