Última Atualização em 22 de fevereiro de 2013 por Eduardo Danton
A expressão “marketing é a alma do negócio” é bem conhecida, mas o fato de beirar o clichê não a torna menos verdadeira.
Investir em ações de marketing é essencial para o crescimento das empresas e, com o mercado em constante movimento e a concorrência em alta, os planos nesta área ganham destaque.
Afinal, no mundo corporativo a regra do jogo é apresentar resultados, e sai na frente quem supera as metas. Neste cenário, algumas competências têm sido mais demandadas dos profissionais que trabalham com marketing, principalmente as empresas que prestam este serviço.
Confira quais são:
- Transformar informações quantitativas (quantidade) em insights (Intuição)
O acesso à informação é constante, e o desafio é saber o que fazer com o enorme volume de dados disponíveis. “Há institutos e técnicas avançadas de pesquisa, mas a questão é o que você faz com isso tudo”.
Por isso, as empresas de marketing que conseguem transformar dados de pesquisas de mercado e análises em insights ganham importâncias. “O mercado quer empresas que saibam filtrar informações quantitativas e qualitativas e transformar em negócio”.
- Domínio do storytelling ( história da marca )
As empresas não deve apenas buscar aumento da participação de mercado, mas também mostrar ao público como o negócio ( o cliente ) contribui efetivamente para a sociedade.
É aí que entra a técnica de storytelling, a comunicação que capta a atenção do público por meio de histórias. “As marcas hoje se diferenciam aproveitando história de pessoas, e da própria empresa”.
Por isso, incentivar a prática do storytelling dentro das empresas é o diferencial das empresas que trabalham com Marketing e Publicidade e que buscam resultados ao querer fugir das fórmulas tradicionais. “Para isso é preciso saber trabalhar conteúdo editorial, transferindo esta história para criar apelo emocional”.
Exemplo de storytelling bem sucedido vem da Procter & Gamble em ação especial global para as Olimpíadas de Londres, no ano passado. A multinacional, patrocinadora oficial do evento, se apresentou como a patrocinadora oficial das mães dos atletas. Para isso criou um canal no Youtube em que apresentava série de entrevistas com mães de atletas, e relacionava a participação de sua gama de produtos desde a infância dos esportistas.
- Conhecimento de plataformas de TI e canais de comunicação
O surgimento de novos canais de comunicação como redes sociais e de plataformas como smartphones e tablets exige que o marketing esteja sempre atualizado para desenvolver projetos nestas áreas.
Quem trabalha com marketing precisa entender de tecnologia para que possam dialogar com a equipe de TI das empresas na hora de desenvolver novas ferramentas.
“O ideal é conhecer esses novos meios e canais de comunicação com o cliente para criar ações de marketing como, por exemplo, aplicativos, jogos”.
Quem sabe disso consegue uma ação de marketing mais estratégica. “Redes sociais podem ser usadas para construção da marca e não apenas como um grande Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) a céu aberto”.
- Análise de retorno financeiro
Uma empresa de marketing que tenha conhecimentos de ferramentas de análise financeira está um passo a frente. Conseguir analisar o retorno financeiro sobre cada atividade sugerida no plano de marketing é hoje em dia é essencial.
“Saber medir o resultado de uma campanha de marketing é uma demanda porque as empresas entendem que quem está na área de negócios tem que saber medir os retornos porque quem não mede não sabe gerenciar”.