Como vender no Linkedin?

Última Atualização em 21 de maio de 2021 por Eduardo Danton

Como vender no Linkedin?

Resolvi criar um post completo de como você pode começar a vender no Linkedin.

O LinkedIn é uma das – senão a – mais eficaz rede social de vendas no mundo corporativo.

Embora Twitter, Facebook, Instagram e Snapchat sejam ferramentas valiosas para aprender mais sobre os interesses e personalidade do seu cliente potencial, o LinkedIn é normalmente a única plataforma que leva diretamente a novos negócios.

Você pode entrar em contato com um cliente em potencial na quinta-feira, agendá-lo para uma ligação na terça seguinte, fazer uma demonstração na sexta-feira e fechar antes do fim de semana.

Mas você não obterá esses resultados sem uma excelente estratégia de vendas no LinkedIn.

Comece com o seu próprio perfil!

Por estar em vendas, você está almejando um público completamente diferente do que a maioria dos profissionais está. Você precisa atrair clientes em potencial, não gerentes de RH, Recrutadores ou então aquele velho circulo de amizades importadas do seu email pessoal.

Por isso seu perfil não deve mostrar como você é bom em vendas ou que você é um vendedor.

Na verdade, esses detalhes apenas os lembram de que você é um representante de vendas – o que os torna desconfiados sobre seus motivos e muita gente tende a fugir de pessoas querendo vender a todo custo.

Então, qual a melhor forma de chegar a um possível prospect? Uma coisa: como você ajudou clientes semelhantes a eles.

Perfil no Linkedin

Título do LinkedIn Atraente

Há uma fórmula simples para criar um título atraente no LinkedIn:

“[Título], ajudando [clientes em potencial] a fazer X.”

Por exemplo, você pode usar “Ajudando pequenas e médias empresas a adotar o inbound marketing” ou “Ajudando industrias a se tornarem digitais”.

Resumo do LinkedIn é super importante!

Seu resumo deve ter um parágrafo – dois no máximo. Os clientes em potencial estão geralmente passando por cima do seu perfil, então qualquer coisa mais não será lida.

Ou seja descreva sua função, sua proposta de valor exclusiva e por que você é apaixonado pelo trabalho. E não tenha medo de dar ao seu resumo um pouco de personalidade. Você quer que os leitores sintam que já o conhecem.

Aqui está um exemplo de bem simples de resumo:

“Como especialista em soluções de TI, ajudo empresas a reinventar suas iniciativas de tecnologia. Estudei engenharia da computação na faculdade XYZ e sou apaixonado por grandes desafios. Conecte-se comigo para saber como posso te ajudar a elevar o nível do seu departamento de TI”.

Foto no Perfil é super importante

De acordo com os dados do LinkedIn, simplesmente ter uma imagem – qualquer imagem – aumenta a probabilidade de visualização do seu perfil 14 vezes.

Ou seja, se você for representado por um ícone genérico, você parecerá um spammer.

A sua foto deve representá-lo da melhor forma possível, o que significa que se parece com você, se concentra em seu rosto, tem boa iluminação e não tem um fundo que o distraia.

Portanto evite fotos de viagens, ou aquele momento da academia ou selfies. Para vender no LinkedIn você precisa passar profissionalismo.

Como usar a busca para encontrar leads?

Eu acho a busca do Linkedin o primeiro passo para encontrar leads. Graças à vasta base de usuários do LinkedIn, a capacidade de ver conexões mútuas e grande variedade de filtros, a pesquisa é a forma mais poderosa e conhecida de identificar clientes em potencial.

Agora se você tem uma versão gratuita, não tem problema, você pode procurar clientes em potencial com os seguintes filtros:

Busca no Linkedin

Como vender no Linkedin?

Agora que você já atualizou o seu perfil e aprendeu a fazer busca de leads, uma forma efetiva é solicitar a conexão de potenciais leads e enviar mensagens de acordo com o perfil que você está trabalhando.

Outra forma interessante é usar o Linkedin como primeiro contato para uma ligação ou email.

Outra coisa que eu evitaria é ficar enviando mensagens copiando e colando sem nenhum critério.

Ou seja use com moderação as ferrementas que possui para não ser chato ou invasivo!

Já que agora sabe quem é o responsável agora é usar a criatividade para conseguir falar com essa pessoa. Procure ser breve e evite abordagens clichês, vá direto ao ponto!

Precisa de uma ajuda? Me adicione no Linkedin ou deixe um comentário abaixo 🙂

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?