Vendas

6 maneiras de ter sucesso na abordagem de vendas

Fonte: iStockPhoto

Você está buscando o sucesso na abordagem de vendas? É bom saber por onde começar.

O processo de vendas que serve para uma empresa não serve para outra e, da mesma maneira, o processo que serve para um vendedor não serve para o outro.

A grande sacada hoje quando se fala em vendas, é transcender às necessidades dos clientes.

Estamos na era de ajudar pessoas e empresas.

Mas a sua empresa está realmente comprometida em ajudar alguém? Ou fala isso da boca para fora?

O verdadeiro comprometimento em levar boas novas aos clientes é a primeira coisa que a sua empresa precisa fazer se quiser ajudar alguém, ao invés de enganar alguém. Então vamos para as dicas:

  1. Nunca subestime o cliente: Não ache, não julgue e não seja arrogante. Se você espantar o cliente sendo muito direto, muito incisivo ou qualquer coisa do tipo, vai perdê-lo sem ter ganho a sua curiosidade. Saber o timing certo para aborda o cliente, sem espantá-lo e continuar fomentando o relacionamento é a melhor maneira de fazer a venda.
  2. Saiba como sua solução/produtos/serviços melhora a vida do seu cliente: O cliente aceitou falar com você ou pediu um contato através dos canais que sua empresa possui, a primeira coisa que ele deseja saber é como sua empresa pode atender/transcender as necessidades dele. A solução precisa estar inserida no cenário do cliente, porque assim ele imaginar os benefícios de fazer negócio com você (para isso você tem que usar muita sondagem).
  3. Fale coisas que o seu cliente não sabe: Estude o setor do seu cliente, leve dicas e informações que ele não saiba. 87% das pessoas que buscam uma empresa para adquirir um produto ou serviço, já possuem conhecimento necessários sobre suas necessidades. Você só vai conseguir sua devida atenção, passando uma informação útil (que agregue). Por favor, não alimente seu EGO e cuidado para não ser arrogante (usando jargões e termos técnicos) substitua as características do que está oferendo por benefícios ganho no processo de compra.
  4. Saiba qual o seu fantástico diferencial competitivo: O que sua empresa faz que nenhuma faz? O que torna sua empresa, seus serviços, produtos e sua equipe inigualável? A resposta para isso, vai fazer com que seu cliente compre de você e não da sua concorrente.
  5. Não desperdice o tempo do seu cliente: Se as condições forem iguais as pessoas vão querer fazer negócios com amigos. E se, as condições não forem tão iguais, elas ainda vão querer fazer negócios com amigos. Quando estiver negociando evite falar mais que seu cliente, lembre-se que uma negociação sempre vai ser um diálogo e não monólogo. Tente falar 30% ou menos se possível, você só vai descobrir o que ele deseja, fazendo as perguntas certas e deixando ele falar (De novo, use muita sondagem e treine seus ouvidos quando estiver essa etapa). Se o potencial cliente achar que sua abordagem está tomando o tempo dele, você não vai fechar negócio (e vai culpar a crise do País).
  6. Procure uma conexão emocional: A melhor maneira de ter uma boa recepção do potencial cliente é encontrar uma conexão emocional (Rapport). Isso pode significar um amigo em comum, um time, uma entonação de voz, músicas ou gostos em comum. Quando duas pessoas têm gostos em comum e uma conexão, o diálogo fica mais fácil.

O sucesso na abordagem de vendas não vem da dia para o noite.

Fonte: Giphy

Treine, recicle e desenvolva métodos capazes de transformar seu atendimento. Dessa forma, você otimiza seu atendimento, passa a ter um entendimento melhor do perfil do seu cliente e seus diferenciais competitivos serão notados quando seu cliente for pesquisar outras empresas. Lembre-se agregue valor em todos as etapas do seu atendimento, assim seu cliente não vai se sentir seguro em fechar com outra empresa.

Boas Vendas!!

 

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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