Marketing

Como modernizar o seu marketing?

Existem muitos artigos em diversas revistas e até mesmo grandes especialistas falando sobre a mudança do marketing. Podemos concluir que o marketing está de fato mudando mas as formas de constituir campanhas ainda é a mesma que anos atrás: através de planejamento. O desenvolvimento de planos e estratégias para o marketing de hoje está mais desafiador mas o modelo de como faze-lo está da mesma forma (folha de papel e lápis ainda é suficiente). O que mudou muito de uma década para cá foram os canais e a forma que a informação é veiculada. Como por exemplo o uso crescente de dispositivos interativos, plataformas e canais que os clientes potenciais usam a partir de smartphones e tablets para redes sociais e motores de busca.

O investimento em canais tradicionais, como TV, imprensa e rádio está em declínio, mas eles continuam a ser uma parte essencial de campanhas integradas para muitas empresas até hoje. Independentemente dos canais disponíveis é preciso pesquisar as necessidades dos clientes, desenvolver vencedoras proposições de marca para diferentes segmentos-alvo e comunicá-las de forma eficaz. Tudo isso deve ser considerado parte do plano, o que consideramos de moderno no plano são as formas que a mensagem é veiculada nesses novos canais da atualidade e que muitas empresas especialmente no Brasil nem sequer imaginam fazer. Já vimos casos de empresas que investiam quase R$ 50 mil em midia impressa e nem sequer fazia um plano de ROI, investia pelo simples fato de investir. Vimos casos de empresas que colocavam a responsabilidade do marketing sobre um funcionário de vendas (inclusive criamos um post a respeito disso).

Com as mudanças tecnológicas a forma que as pessoas compram produtos e serviços mudou, então não adianta vir com aquela velha frase “Ah, sempre vendi assim e a queda das vendas é por conta da crise”. A pergunta que faço é sempre a mesma: Cadê o plano? O que está sendo considerado nesse plano? Quais são os objetivos?

Por isso o marketing moderno não é o simples fato de fazer Google Adwords mas sim como você usa os canais da atualidade para propagar a sua mensagem. No seu plano você deve considerar isso!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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