Existem muitos artigos em diversas revistas e até mesmo grandes especialistas falando sobre a mudança do marketing. Podemos concluir que o marketing está de fato mudando mas as formas de constituir campanhas ainda é a mesma que anos atrás: através de planejamento. O desenvolvimento de planos e estratégias para o marketing de hoje está mais desafiador mas o modelo de como faze-lo está da mesma forma (folha de papel e lápis ainda é suficiente). O que mudou muito de uma década para cá foram os canais e a forma que a informação é veiculada. Como por exemplo o uso crescente de dispositivos interativos, plataformas e canais que os clientes potenciais usam a partir de smartphones e tablets para redes sociais e motores de busca.
O investimento em canais tradicionais, como TV, imprensa e rádio está em declínio, mas eles continuam a ser uma parte essencial de campanhas integradas para muitas empresas até hoje. Independentemente dos canais disponíveis é preciso pesquisar as necessidades dos clientes, desenvolver vencedoras proposições de marca para diferentes segmentos-alvo e comunicá-las de forma eficaz. Tudo isso deve ser considerado parte do plano, o que consideramos de moderno no plano são as formas que a mensagem é veiculada nesses novos canais da atualidade e que muitas empresas especialmente no Brasil nem sequer imaginam fazer. Já vimos casos de empresas que investiam quase R$ 50 mil em midia impressa e nem sequer fazia um plano de ROI, investia pelo simples fato de investir. Vimos casos de empresas que colocavam a responsabilidade do marketing sobre um funcionário de vendas (inclusive criamos um post a respeito disso).
Com as mudanças tecnológicas a forma que as pessoas compram produtos e serviços mudou, então não adianta vir com aquela velha frase “Ah, sempre vendi assim e a queda das vendas é por conta da crise”. A pergunta que faço é sempre a mesma: Cadê o plano? O que está sendo considerado nesse plano? Quais são os objetivos?
Por isso o marketing moderno não é o simples fato de fazer Google Adwords mas sim como você usa os canais da atualidade para propagar a sua mensagem. No seu plano você deve considerar isso!
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.