Uma pergunta frequente que escuto sempre de potenciais clientes é: “Quanto tráfego um site precisa para ganhar dinheiro?” ou “quanto tráfego eu preciso para vender online na minha loja?”
Com o passar dos anos e eu me profissionalizando, naturalmente minhas respostas e o significado das perguntas foram evoluindo. Além disso, minha definição de “ganhar dinheiro” parece totalmente diferente do que eu pensava antes.
Seja você um novo blogueiro que deseja começar a ganhar dinheiro ou uma empresa que deseja monetizar melhor seu tráfego para atingir novos clientes e vender produtos ou serviços, esse texto é para você.
Primeira coisa: Tráfego chega por algum motivo, no digital geralmente é para suprir uma necessidade: o conteúdo é o principal “imã” do tráfego hoje em dia. Mesmo na era do AI.
A regra geral é que mais tráfego produz mais dinheiro para uma empresa.
Agora seria maravilhoso se cada visitante se tornasse um cliente. Mas ninguém tem tanta sorte. A realidade é que os sites mais visitados têm apenas taxas de conversão de 1 a 3% do tráfego geral do site.
Portanto, se 100 visitantes virem a página do seu produto, as chances são de apenas 1-3 se tornar cliente. Considerando a média feita por uma pesquisa global da ComScore em 2022.
Agora o que os outros 97-99% dos usuários estão fazendo? Bom… Clicando sem comprar.
Seu site também é um centro de informações para todas as coisas sobre sua empresa e o valor que você oferece aos consumidores.
Tornar-se um dos sites mais visitados em seu nicho pode levar a um maior reconhecimento da marca e maior rentabilidade.
Por isso que hoje em dia gerar tráfego na internet é caro. Pois todas ferramentas de anúncios hoje são utilizadas por empresas de todos os tipos. Há uma concorrência enorme!
Se as pessoas não visitarem seu site, é provável que não conheçam sua marca, muito menos saibam o que você oferece. E se eles não sabem o que você oferece, eles não podem comprar o que você tem.
Como estabelecemos que seu tráfego está vinculado às fontes de tráfego de seu site e à receita produzida, você deve saber quanto tráfego da web seu site está gerando.
Para fazer isso, use a ferramenta confiável do setor, e é gratuita, o Google Analytics.
Ao integrar seu site com o Google Analytics, você agora tem uma medição de dados precisa:
Se o tráfego do seu portal está caindo ou simplesmente não cresce, você pode analisar com mais cuidado o motivo ou até mesmo identificar pistas para essa queda.
Seus objetivos de longo prazo devem ser sempre aumentar o tráfego do site, pois o dinheiro certamente o seguirá.
Antes de entrarmos nos cálculos, você precisa saber o custo por clique (CPC) e a taxa de cliques (CTR) da sua empresa para inserir nas equações.
Um custo por clique é quanto você é cobrado por publicidade paga. Este é o valor que você recebe pela plataforma de anúncios que usa, cada vez que alguém clica em um anúncio em seu site.
Um CTR é uma taxa de cliques. Uma taxa de cliques é a taxa percentual de visitantes que visualizaram seu anúncio dividido com aqueles que clicaram em seu anúncio.
Sites com classificação mais alta nos mecanismos de busca geralmente resultam em mais tráfego e maior receita. Por isso contratar uma agência de SEO pode ser uma boa ideia.
Alguns sites de jogos de azar ou de conteúdo restrito usam técnicas de SEO para gerar tráfego como por exemplo: https://20bet.com/pe/prematch
Abaixo está um modelo assumindo que você precisa faturar R$ 3.000 por mês e está usando apenas anúncios pagos como Facebook, Google, Linkedin e etc. Usando como base o tráfego de website.
I. Primeiro Passo
O primeiro passo é descobrir quantos cliques nos levam a nossa meta de venda de R$ 100 por dia (R$ 3.000 por mês).
Para descobrir isso, você precisa usar essa equação: dinheiro desejado / CPC. Digamos que meu CPC seja R$ 2 por clique.
O número de cliques que preciso gerar é R$ 100/$ 2, ou seja, 50 cliques.
II. Segundo Passo
A próxima etapa é determinar o tráfego total necessário para R$ 100 por dia.
Para encontrar isso, você precisa usar esta equação: número de cliques / CTR.
O número de cliques vem da primeira etapa.
Digamos que meu CTR seja de 2%.
O tráfego total de que preciso por dia para gerar R$ 100 seria 50 / 0,02, o que resulta em 2.500 visitantes.
Preciso de 2.500 visitantes por dia no meu site para gerar R$ 100 por dia.
III. Terceira Etapa
A etapa final é encontrar o tráfego total que você precisa gerar por mês para atingir nossa meta de R$ 3000.
Para encontrar isso, você precisa usar esta equação:
número de visitantes por dia multiplicado pelo número de dias em um mês.
OBS: Por uma questão de consistência, usamos 30 dias para o número de dias em um mês.
O número de visitantes por dia vem da equação na etapa II.
Para este exemplo, o tráfego total necessário para gerar por mês é de 2.500*30, o que representa 75.000 visitantes em seu site por mês.
Lembre-se, estas são estimativas e o número de tráfego necessário para o seu negócio depende de seus próprios valores de CPC e CTR.
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