Com base em amostras de email marketing, parece haver uma incompreensão geral sobre o conceito básico de venda via e-mail, e que o objetivo inicial é apenas para abrir um diálogo.
Como fazer errado:
Um leitor me perguntou como escrever uma linha de assunto sem ser pego por um filtro de SPAM. Ele tinha enviado e-mails para “milhares” de prospectados e não conseguiu uma única resposta, então imaginou que os e-mails tivessem sido marcados como “Spam”. Dei uma olhada no seu “e-mail de vendas”. Ele continha vários parágrafos com palavras difíceis, finalizando com um “solicite uma reunião” e “entre em contato comigo para agendarmos um horário”. Foi imediatamente óbvio que o problema não era filtros de spam, mas o palavreado contido no e-mail. O “e-mail de vendas” tinha sido criado por uma empresa de treinamento de vendas e tinha a intenção de “responder às perguntas dos clientes antes que eles perguntassem”.
Agora, vamos listar todas as tarefas que um email marketing deveria supostamente realizar:
1. Convencer os destinatários de comprometerem-se com um minuto de esforço mental para decifrar o que diabos o e-mail estava comunicando.
2. Informar aos prospectados sobre o produto, suas características e funções, simultaneamente, respondendo a quaisquer objeções à compra.
3. Convencê-los a alocar uma hora de seu tempo valioso para se encontrar com um vendedor.
4. Convencê-los a saber mais sobre o produto (clicando no site) ou decidirem tomar a iniciativa específica de agendar a reunião.
Sugestão para melhorar o email de vendas:
A abordagem de vendas descrita acima não é incomum. A maioria dos email marketing são focados em vender algo e muitas vezes são igualmente antiquados e exigentes. Por razões que eu não entendo muito bem, as pessoas esperam que um email marketing faça a venda para elas até mesmo a ponto de fechar o negócio e o cliente a tomar as iniciativas. Provavelmente essa confusão vem dos velhos tempos de marketing direto. Afinal, se você está enviando lixo eletrônico, não deverá interessar o cliente o suficiente para contatá-lo. Mas o e-mail não funciona dessa maneira. A força é que as mensagens de e-mail precisam fluir, sem as duas pessoas estarem presentes ao mesmo tempo. Não enviar e-mail como lixo eletrônico e começar de maneira a ter uma conversa. Seu e-mail inicial não tem que convencer o prospectado a tomar qualquer outra decisão que não seja um “REPLY”, indicando interesse em saber um pouco mais sobre o assunto. Você pode (e deve) esperar até e-mails posteriores para explicar detalhes ou solicitar uma reunião.
Desde que seu objetivo é abrir uma caixa de diálogo (ao invés de vender algo), seu e-mail de vendas inicial deve simplesmente conter um “teaser” com a sugestão de resposta para mais informações. Se você receber a resposta, saberá que o prospectado está, no mínimo, um pouco interessado no que está sendo oferecido. Mais importante, você iniciou um diálogo onde poderá explicar mais, agregar valor, e partir gradualmente a venda no próximo nível.
Utilize sua base de email de clientes a seu favor!
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários
queria muito que as empresas online fizessem isso, recebo tanto mas tanto junk.
Ótimo post!