Como fazer o marketing digital?

Última Atualização em 31 de março de 2020 por Eduardo Danton

Como fazer marketing digital

Todos nos sabemos que marketing digital se tornou indispensável para qualquer empresa nos dias de hoje, seja um pequena empresa as maiores, tamanho não interessa todas as empresas utilizam de canais digitais para vender produtos e serviços.

Muita gente pergunta como o marketing digital deve ser feito? Existe alguma metodologia? É necessário fazer um plano?

Aqui na Edm2 esse tipo de pergunta é muito comum entre nossos clientes justamente pela grande amplitude de ferramentas online para divulgar produtos e serviços.

O que é marketing digital?

A primeira coisa é entender o conceito do marketing digital, posso dizer que são ações e atividades para relacionamento com potenciais clientes, leads, publico alvo feitos de maneira online, ou seja digital.

Expliquei sobre canais de marketing em outro post o que vale muito a pena dar uma olhadinha para entender quais as diferenças entre marketing digital e marketing offline (ou marketing tradicional).

Os objetivos podem ser variados desde a atrair novos clientes, se relacionar com seu público alvo, lançar um produto ou serviço entre outros.

Marketing é entregar a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa.

Com um objetivo final que pode ser a venda de um produto ou serviço.

Como posso calcular o retorno do investimento de marketing digital?

O marketing digital é uma das formas mais eficientes no quesito de ROI (retorno do investimento) pelo fato de boa parte dos canais digitais terem um sistema de mensuração mais simples e rápido de ser feito.

Como por exemplo investir R$ 500 reais em uma campanha para venda de colchões em uma rede social. Através dessa campanha foram geradas 3 vendas no valor de R$ 5000 podemos dizer que o retorno do investimento foi 10x o valor investido.

É por isso que muitas empresas optam por meios online de publicidade, justamente pela sua fácil mensuração.

Outro exemplo seria uma campanha de lançamento de um novo produto no Google onde foram gastos R$ 4000 para atingir empresas do segmento químico. No caso o valor investido foi utilizado para atrair visitantes ao website desse novo produto totalizando aproximadamente 120mil acessos no site. Com isso podemos dizer que o ROI foi para cada R$ 1 real gasto foram atraídos para a página do produto aproximadamente 30 potenciais clientes.

Marketing não é gasto, é investimento! Quanto maior o seu investimento maior deve ser seu retorno. É importante sempre alinhar os objetivos de cada campanha para que evite desperdício de verba (dinheiro).

Como posso fazer marketing digital para minha empresa? Listei alguns canais que acho fundamentais abaixo:

Website: O alicerce do marketing digital

A primeira coisa é pensar como colocar sua empresa online e a melhor forma de fazer isso é através de um site, se você não possui um website ainda saiba que é fundamental e é considerado o “alicerce” de qualquer campanha digital.

Leve em consideração que algumas empresas optam em possuir um perfil nas redes sociais como Facebook, Instagram ou Linkedin.

Eu particularmente acho limitante sua empresa possuir apenas um perfil de rede social justamente pelo fato de muitas pessoas não confiarem muito em conteúdos nesses locais e pode passar um ar de amadorismo.

Blog: Ter conteúdo é fundamental

Além do site, é muito importante que sua empresa gere conteúdo e informações relevantes sobre seu produto, serviço e seu mercado. Dessa forma você irá ajudar seu potencial cliente a obter informações importantes sobre você e sobre o que você faz.

Redes Sociais: Interação com seu cliente

Ter perfis em redes sociais é tão importante quanto ter um website. A diferença é que pelas redes sociais você pode interagir com seus clientes e vice-versa chamamos isso de interação bilateral. Quando a mensagem pode ser trocada entre dois pontos.

Além da interação com clientes as redes sociais possibilitam que você pode postar conteúdo relevante sobre seu mercado, seus clientes podem avaliar sua empresa, comprar seu produto e até mesmo ajudar você a divulgar seu perfil com outras pessoas.

Anúncios em Pesquisa: O famoso Ads ou Anúncios pagos

Você sabia que muitas empresas B2B (Empresas que vendem para empresas) e B2C (Empresas que vendem para pessoas) investem pesado nos resultados de pesquisa dos buscadores como Google, Bing e Yahoo?

Sim, através desse tipo de investimento você pode anunciar em palavras chaves relacionado ao seu produto ou serviço.

O investimento em anúncios na pesquisa (SEM ou Search Engine Marketing) consiste em atrair pessoas que possuem grande interesse (talvez em comprar) em determinado assunto pesquisado.

Geralmente essa modalidade de anúncio é cobrada por clique ou seja (CPC) você só irá pagar somente se alguém clicar em seu anúncio. Por isso é muito mais fácil controlar esse tipo de campanha e muitos profissionais de marketing a consideram essencial para qualquer campanha online.

SEO: Apareça na pesquisa com relevância sem comprar anúncios

O SEO (Search Engine Optimization) é outra atividade que consiste em melhorar o posicionamento e a relevância da sua empresa em determinadas palavras chaves nos buscadores.

O SEO consiste em otimizar o conteúdo do seu website para que ele seja facilmente indexado pelos buscadores. Assim como qualquer outra atividade de marketing é necessário planejamento 😉

A proposta do SEO é atrair visitantes de maneira orgânica ou seja sem a compra de anúncios esse tipo de tráfego é considerado o mais rentável.

Email Marketing: Fale com seu cliente ou lead de maneira eficiente

Esse é um dos meios mais tradicionais do marketing digital, porém deve ser usado com cautela. Muitas pessoas recebem uma enxurrada de materiais por email, por isso é importante sempre saber usar essa ferramenta de forma cuidadosa.

Aqui na Edm2 usamos o email marketing como um canal secundário em nossas campanhas para que somente clientes que se cadastraram podem receber o material.

O email marketing nada mais é que uma mala direta eletrônica, você pode criar listas, segmentações, e enviar qualquer tipo de comunicado diretamente para seu cliente.

O email pode ser facilmente personalizado com o nome, empresa e outras informações do cliente e por isso é uma poderosa ferramenta de nutrição de leads.

WhatsApp: Fale com seu cliente de forma personalizada

Eu considero o WhatsApp uma das mais importantes ferramentas de marketing digital e por isso escrevi um guia completo de como usar o WhatsApp em campanhas e ações de marketing.

Através do WhatsApp você pode se comunicar facilmente com seu cliente, conversar com ele, enviar informações, promoções e até vender. É uma ferramenta muito mais rápida e efetiva que o email marketing desde que seja feito de maneira manual e personalizada.

Convido você a ler meu Guia de WhatsApp clicando aqui.

Agora que você sabe como fazer marketing digital você pode também contratar uma empresa de marketing para cuidar disso para você. Esse é o nosso principal objetivo: Ajudar sua empresa a crescer investindo em marketing corretamente.

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?