Administração

Canais de Comunicação no Marketing

Em resumo os canais de comunicação são locais onde seus produtos, serviços ou qualquer tipo de oferta é veiculada. Para atingir um público alvo os profissionais de marketing utilizam três tipos de canais de comunicação para que sua mensagem seja propagada.

Quais são os melhores canais de comunicação?

Os melhores canais de marketing são definidos pela concentração de consumidores alvo nesses canais. Portanto empresas devem escolher os canais que tenham ou sejam voltados ao público alvo que querem atingir.

Tipos de Canais de Comunicação:

  • Jornais, Revistas, Folhetos e Cartazes
  • Televisão, Rádio, Correio
  • Telefone
  • Outdoors
  • CDs

Canais em Meios Digitais:

  • Websites e Hotsites
  • Anúncios na internet (Pesquisa, Redes Sociais, Blogs)
  • Conteúdo Patrocinado (Publi Editoriais, Influenciadores, Blogueiros)
  • Email Marketing
  • Blogs (Marketing de Conteúdo)
  • Apps

Além disso ultimamente as empresas estão utilizando meios bi-direcionais de canais de comunicação de forma a se relacionar melhor com clientes como WhatsApp, Facebook Messenger e outras plataformas de comunicação direta. Existe uma preocupação grande de manter esse relacionamento multicanais, ou seja estar próximo do seu potencial cliente o máximo possível e criar engajamento.

Quais são os canais mais utilizados atualmente?

A mídia paga é tem uma participação de quase 80% nesse esforço em atrair o consumidor final, de acordo com o Marketing Charts 8 de 10 empresas usam anúncios pagos como um dos principais canais de marketing digital. Cada canal tem sus prós e contras e devem ser analisados cuidadosamente na hora de compor sua estratégia de marketing. O segredo da efetividade dos canais de comunicação depende muito da forma como são utilizados e a frequência, sabemos que quanto maior a frequência melhor será a aderência da mensagem no seu público alvo.

Qual a importância dos canais de marketing?

Pois são a principal forma de ligar produtos e serviços a pessoas. São através desses canais que fazem um produto chegar até você. São indispensáveis para criar conhecimento e gerar demanda.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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