Branded Content ou Branded Entertainment significa a comunicação entre a sua marca e o consumidor, por meio de uma interação direta como TV, rádio, internet, mídia impressa, eventos, etc. O Branded Content é uma forma relativamente nova de publicidade, que foge das formas tradicionais, ou seja, é a fusão dos métodos tradicionais com os de entretenimento, uma ferramenta publicitária que agrega o emocional, mensagens sociais como ambientais, culturais, educacionais, em nome das marcas, com o entretenimento. Não devemos, entretanto, confundir o Branded Content com estratégias nas quais a marca apenas patrocina o conteúdo.
Mais de 95% dos sites que apresentam Branded Content obtiveram mais sucesso do que os websites com propagandas convencionais, como também apresentou aumento de 24% na intenção de compra. Se a sua marca está inserida em algum evento, vídeo, filme, música, a quantidade de consumidores que irão ‘consumir’ esta campanha é exponencialmente maior, pois aqueles que já são fiéis a sua marca continuarão, mas os que não são também serão atingidos. Trata-se de uma experiência significativa quando o espectador vê uma marca específica em formato de entretenimento.
O Branded Content tornou-se uma ferramenta extremamente eficaz para os anunciantes, num mundo cada vez mais “instantâneo”. Os resultados de um Branded Content bem feito pode fazer maravilhas para a empresa anunciante, mas apenas se o conteúdo que está sendo produzido for excepcionalmente bem feito. O desafio para as marcas é que esse conteúdo conquiste seu público primeiramente pelo emocional, para que ele deseje o produto.
Chris Hackley, autor do livro “Branded Entertainment – Product Placement and Brand Strategy in the Entertainment Business” afirmou o seguinte:
“Os produtos já não são simplesmente ‘colocados’. Eles são transformados em conteúdo de entretenimento abrindo caminho para o possível estabelecimento de uma ligação emocional mais forte com o consumidor”.
Colocamos abaixo alguns exemplos:
O Boticário – Através da Fundação Boticário protege o patrimônio natural do nosso país.
A Red Bull diversifica suas ações, com a formação de equipes esportivas, como acrobacias aéreas, Mountain Bike urbanas, etc.
A Coca-Cola que fez uma sátira com o “Pode ser?” inserida no canal “Porta Dos Fundos”
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários
Adorei o video da coca cola sobre a segunda opção! Muito engraçado!
Branded Content é a nova moda do mercado.
Ótimo post! O branded content realmente é a maneira melhor para engajar os usuários. Uma boa historia é a base de tudo, é a química que deixa a pessoa ligada ao monitor. The Hire, da BMW, é o exemplo que demonstra que não precisa obrigatoriamente embutir um conteúdo com o logo da marca se quero criar uma ligação entre os dois elementos. Bom se tiver interessado em conhecer outros caso de branded content, também brasileiros, dá uma olhada ao artigo que acabei de publicar ontem no meu blog: http://sambacontent.com/2013/04/26/branded-content-marketing-uma-nova-abordagem-para-gerar-valor/
Abraço
Ben
Com certeza, é necessario criar um storytelling para entreter o público alvo.
Olá,
Qual é a fonte dessa pesquisa que aponta que 95% dos sites que utilizaram branded content em sites obtiveram mais sucesso? Estou fazendo meu trablho de conclusão e gostaria de ter acesso a essa pesquisa.
Obrigada!
Abraços