Reunimos as principais informações para você começar a aplicar o brainstorm no seu negócio e no seu dia a dia para conseguir melhores resultados.
O Brainstorm é uma expressão inglesa, uma junção das palavras “brain” que significa cérebro com a palavra “storm” que significa tempestade.
Em português essa expressão forma “ tempestade de ideias”.
Por outro lado, o Brainstorm é uma técnica criativa que tem como objetivo encontrar uma solução para um problema específico.
O conceito foi criado pelo publicitário Alex Osborn, após perceber que seus funcionários tinham desafios em construir boas soluções de forma individual.
Percebeu-se que com o trabalho em grupo surgiam ideias mais originais e criativas.
A abordagem se caracteriza na noção de que várias ideias são sempre melhores que uma só, ou seja, formam-se grupos de pessoas ativas que trazem seus conceitos com relação ao objetivo final.
O processo permite a exploração intelectual de equipes, mas não basta somente isso para recolher resultados satisfatórios.
É importante usar as técnicas no momento certo e da forma correta e o uso pode ser exatamente o que sua empresa precisa.
A ferramenta é conhecida por ser utilizada em grupo mas também pode ser usada individualmente e obter o mesmo desfecho.
Faz parte das regras para utilizar a técnica efetivamente, não haver julgamentos por parte da composição da equipe, não descartar as ideias iniciais, afinal de contas podemos compilar a qualquer momento.
A criatividade em quantidade e qualidade é outra regra importante do processo, quanto mais ideias maiores são as chances de encontrar a solução para o objetivo final da reunião.
Além do fato de surgir outra ideia em cima de uma não tão boa.
Evite criticar, assim ninguém se sentirá tolido e haverá mais espaço para a criatividade surgir.
A técnica funciona desde o início de um projeto, após analise de possibilidades e necessidades sobre o público, por exemplo.
Também ajuda a encontrar palavras-chave ideais para o seu negócio.
Para melhorar o desempenho de determinado setor da empresa e, em diversas outras situações.
O primeiro passo ao usar o brainstorm é identificar o problema, o objetivo, a otimização ou até mesmo a correção que deseja alcançar com a técnica.
Após o primeiro passo, hora de decidir que técnica usar.
Por isso, listamos algumas para você conhecer. Confira.
Após escolher qual técnica se encaixa melhor, o próximo passo é a escolha das pessoas que farão parte da reunião também é importante, opte por pessoas engajadas, ativas e criativas.
O Brainstorming funciona melhor com grupos de cerca de seis a dez pessoas, assim não haverá tumulto.
Permita a tempestade de ideias.
Além disso, separe as melhores soluções de acordo com o seu objetivo final.
Agora, entenda em quais áreas você precisa aplicar a técnica e se prepare para a chuva de ideias e soluções que virão.
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.