Saiba qual a principal funcionalidade de um blog e como esta ferramenta consegue ajudar a criar autoridade para o seu negócio
Se você quer construir a presença da sua empresa no ambiente online, certamente um blog pode te ajudar muito.
A ferramenta funciona em estratégias de marketing digital e através dele é possível criar novas possibilidades para os negócios e ainda fortalecer sua marca.
De acordo com a Wikipedia o termo “weblog” foi criado por Jorn Barger em 17 de dezembro de 1997.
A abreviação blog surgiu bem depois e foi criada de brincadeira por Peter Merholz, que desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog.
Estima-se que existam cerca de 600 milhões de blogs na internet hoje, de aproximadamente 1.7 bilhões de websites publicados. Outra estimativa é que 2.5 bilhões de postagens de blog são publicados ano a ano mundialmente. Isso quer dizer que em média temos 6.912.000 postagens por dia ou então 4,800 “posts” por minuto (2021, Internet Live Stats).
De lá para cá o termo passou a se fortalecer e ficar cada vez mais conhecido, principalmente no momento em que a internet começou a se popularizar.
Mas, foi a partir do ano de 2002 que os blogs ficaram mais comuns entre as pessoas que usavam para compartilhar suas próprias histórias. E ainda mais serviços gratuitos de montagem de blog passaram a se espalhar na internet.
O sucesso foi tão grande que logo começaram a surgir os blogs profissionais que usavam como mais uma ferramenta de publicidade.
Em uma tradução simples, o termo blog remete a “diário da rede”.
Trata-se de uma página na internet, um tipo de site ou seção, que possibilita a publicação de textos e imagens.
Além disso, uma das características deste formato é permitir a criação de fóruns de discussão sobre o tema central tratado na plataforma.
Por isso, costuma atrair usuários pela facilidade de usar e gerir conteúdo.
Os blogs são usados por empresas e também por pessoas que querem compartilhar paixões e expor seus interesses pela internet.
Um blog geralmente traz informações diversas sobre determinado assunto, diferente de um site que geralmente apresenta informações estáticas.
O mais comum é que haja uma certa periodicidade nas publicações, outra característica incomum nos sites institucionais.
Com funcionalidades diversas, podemos usar esta ferramenta de acordo com o objetivo de cada negócio.
Inclusive, antes mesmo de desenvolver o seu, sugerimos que compreenda exatamente o que pretende alcançar colocando essa ideia em prática.
Certamente, manter a presença na internet é um fator importante para qualquer empresa.
Como já mostramos, o blog ajuda a desenvolver e manter a empresa relevante no ambiente digital.
Para ficar mais claro, vamos demonstrar a importância que um blog tem e como ele pode fazer a diferença nos negócios.
Esta ferramenta é capaz de proporcionar um aumento significativo na visibilidade da empresa e, consequentemente, no alcance da marca.
Ou seja, gera impacto, confiança e também autoridade.
Conteúdo é peça fundamental em um planejamento de aquisição de tráfego. Quanto melhor a qualidade do conteúdo mais tráfego!
Além disso, você sabia que o blog tem a capacidade de posicionar o site nos resultados orgânicos das pesquisas online?
Certamente, conquistar um bom posicionamento está entre os principais benefícios de um blog para o seu negócio.
Afinal de contas, esta é uma forma de aumentar a visibilidade da marca sem a necessidade de investir em anúncios.
Vale lembrar que essa estratégia inclui artigos otimizados para SEO. Se você ainda não sabe o que é e como funciona o SEO, temos um artigo explicando tudo sobre essa técnica.
Agora que você já entendeu o que é um blog, qual a sua função e importância, chegou a hora de desenvolver o seu com quem entende deste assunto. Aqui na Edm2 fazemos o planejamento, criação e monitoramento de blogs e portais de conteúdo. Assim como a criação de website e manutenção de website.
Para saber mais sobre como criar um blog para a sua empresa, entre em contato conosco.
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários
O artigo destaca a importância do blog na construção da marca de uma empresa, enfatizando como ele pode aumentar a visibilidade, a confiança e a autoridade da marca. Além disso, menciona a relevância do conteúdo de alta qualidade na atração de tráfego e a capacidade do blog de melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica, sem a necessidade de investir em anúncios, quando combinado com estratégias de SEO. Muito bom mesmo.
Hoje em dia não tem como ter uma estratégia de médio longo prazo sem uma estrutura de blog