O Jeito Disney de encantar clientes: 7 Lições

Última Atualização em 15 de setembro de 2022 por Eduardo Danton

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Reprodução: Disney / Walt Disney Company (disney.com)

O best-seller “O Jeito Disney de Encantar Clientes” é um livro muito popular entre empresários, comunicólogos e administradores. O livro explica o jeito que a Disney gerencia a experiência do cliente atra´ves de uma série de atividades e processos focado no seu público alvo.

O nome Walt Disney imediatamente evoca todo o tipo de associações maravilhosas que se pode imaginar – magia, criatividade, encantamento, imaginação, surpresa, espetáculo e por aí vai.

Os efeitos, os cenários e seu posicionamento são tão únicos e marcantes que as pessoas muitas vezes só se concentram na parte das atrações e esquecem que ela ainda é uma “empresa” iguais as outras.

Claro, se não fosse por esses detalhes: Desenvolvem o melhor produto que podem, dão as pessoas treinamento eficaz para sustentar um atendimento excepcional e aprendem com as suas experiências.

7 Lições que se pode tirar do livro

Abaixo listei 7 dicas ou melhor “lições” valiosas para você começar a implementar em sua empresa com base no livro e desse modo fazer com que os sonhos, desejos e metas voltados ao seu cliente algo tangível para se alcançar.

  • Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara: O consumidor está cada vez mais informado, exigindo um preço justo e benefícios que atendam às suas expectativas. Cabe a sua empresa oferecer um produto/serviço de qualidade e que consiga não simplesmente satisfazer, mas encantar.
  • Fantástica atenção aos detalhes: Saber que cada detalhe foi planejado minuciosamente para entregar algo há mais ao cliente é algo que gera valor e fideliza.
  • Todos mostram entusiasmos: Vender não é algo fácil, por isso a alegria neste processo satisfaz o cliente e o deixa mais próximo de fechar com sua empresa.
  • Tudo mostra entusiasmo: Trazer um ambiente vibrante, que transborde alegria e deixe evidente o prazer em curtir aquele momento traz excelente resultados.
  • Múltiplos postos de escutas (NPS): Escutar sempre quem estiver disposto a falar, sejam críticas ou sugestões. A maior fonte para inovar é saber o que o mercado pensa.
  • Recompensa, reconhecimento e comemoração: Recompense e reconheça bons resultados, seja da sua equipe como os seus possíveis clientes. Cultive estes momentos e comemore, pois, tudo pode mostrar entusiasmo (ALEGRIA).
  • Toda as pessoas são importantes: Qualquer pessoa que entra em contato com você é uma possibilidade de criar valor e aprender com elas. É essencial reconhecer essa importância.
  • Marketing é Investimento: Investir em marketing é indispensável mas de nada adianta sem um planejamento. As vezes contratar uma agência de marketing pode ser efetivo.

Para vender é necessário encantar clientes

Toda as empresas buscam atingir a mesma meta: atender melhor as pessoas que compram seus produtos e serviços e aumentar seus lucros.

Mas poucas se dispõem de encantar, fidelizar e ser diferente.

O custo para a aquisição de novos clientes costuma aumentar em média 1.5x ao ano de acordo com pesquisa da MarketingCharts.

Crie laços, ouse em encantar e acima de tudo, venda por uma riqueza maior que o valor investido pelo cliente. Nunca esqueça que valor é o oposto de preço.

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”

Walt Disney

Afinal vale a pena ler “O Jeito Disney de Encantar Clientes”?

Na minha opinião sim, é um livro que pode te ajudar a ampliar os horizontes e a implementar uma cultura empresarial com foco no cliente que no inglês chamamos de “Customer Centric” ou seja “Voltado no cliente”.

E você o que acha da proposta de “encantamento” de clientes?

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?