Última Atualização em 14 de abril de 2015 por Eduardo Danton
Muitas pessoas assim como grandes empreendedores cometem equivocos na hora de responder o que eles acham que “marketing” realmente é, por isso listamos alguns grandes mitos que causam bastante polêmica na hora de definir o que marketing é:
1. Em primeiro lugar: Marketing não é somente propaganda.
Não pense que porque você está anunciando, você está no mercado. Existem mais de 200 formas de marketing. A publicidade é uma delas. Se você está anunciando, você está anunciando. Você está fazendo somente uma das coisas relacionadas a marketing.
2. Marketing não é mala direta ou email marketing. Algumas empresas acham que podem obter todos os negócios que precisam com mala direta ou campanhas de email marketing desnecessárias. A maioria das empresas precisam de uma infinidade de outras ações de marketing para a sua mala direta para ter sucesso. E não, não insista comprar base não é algo legal…principalmente no caso de email marketing :)
3. Marketing não são panfletos. Muitas empresas correm para produzir um flyer ou panfleto. A panfletagem é ação muito importante quando executada em conjunto com outras ações, mas por si só? NÃO.
4. Marketing não é ficar ligando para um monte de empresas para vender produto ou serviço através de uma apresentação.
5. Marketing com exagero de humor nem sempre é eficiente. Se você usa o humor em seu marketing, as pessoas vão se lembrar de suas piada engraçada, mas não de sua super promoção. Se você usa o humor, ele vai ser engraçado na primeira ou segunda vez, depois disso, vira repetição.
6. Marketing não é um milagreiro para diversas dificuldades administrativas que sua empresa está enfrentando. Marketing é o melhor investimento que você pode fazer se você fizer direito e isso significa ter paciência e planejamento.
Marketing é uma oportunidade para você potencializar os resultados da sua empresa como um todo e melhorar o processo de comunicação com o seu cliente através de planejamento e organização de um conjunto de atividades. Obviamente isso irá resultar em uma série de consequencias inclusive o aumento de vendas, ganho de mercado entre outros.