A importância do mobile para as empresas

Última Atualização em 23 de novembro de 2018 por Eduardo Danton

Com o aparecimento do iPhone, o mundo iniciou aquela que se pode considerar a primeira grande mudança do padrão de utilização de computadores. Desde que surgiram os primeiros computadores pessoais, em especial os primeiros modelos da Apple (será coincidência o mesmo homem, Steve Jobs, estar por trás de ambos os conceitos), usar computador era sinônimo de sentar em uma mesa e olhar um ecrã. O laptop permitiu movimento, mas não alterou o conceito.

Os smartphones trouxeram sistemas operacionais novos, o conceito de “app” e a possibilidade de os usuários não precisarem mais do computador. Os concorrentes da Apple apareceram com suas soluções (baseadas no Android) e em breve os usuários estavam aderindo a todo o negócio, empresa ou mensagem que pudesse estar chegando no smartphone. E sua empresa, já chegou lá?

Confira em seguida alguns dos principais setores econômicos que fizeram essa mudança.

Transporte

A Uber é certamente o exemplo mais célebre de um serviço atuando em ambiente mobile (e tirando partido das características únicas do mobile) e dispensando a web. Em um serviço que depende da localização geográfica do usuário, a presença no celular é o foco central e a vantagem. O sucesso da Uber foi tanto que criou uma enorme reação por parte da indústria do táxi, com consequências em diversos países do mundo (o Brasil foi apenas um caso).

Banca

Durante vários anos, os serviços bancários de homebanking foram considerados revolucionários. Era bem prático poder executar grande parte das operações bancárias direto no computador, através da internet, sem precisar ir no balcão. Mas agora, os usuários estão pedindo para poder fazer suas operações direto no celular. E os bancos estão respondendo, disponibilizando seus apps.

Cassinos

Até os cassinos online tiveram de se virar. Depois de dominarem a tecnologia Flash (também ficando obsoleta), construíram plataformas completas e avançadas para permitirem a seus usuários fazer depósitos, jogar em versões virtuais de roleta, caça-níquel ou blackjack e levantar seus prêmios. O casino.netbet.com é um bom exemplo. Mas agora os jogadores de cassino estão preferindo a praticidade do celular, e são cada vez mais os sites de jogos que oferecem apps para baixar.

Os cassinos mais recentes nem sequer têm versão web ou site; começam sua atividade exclusivamente em ambiente mobile, com aplicativos para iOS e Android.

Da web para o mobile: reorganizando conteúdos

Empresários e profissionais devem saber que não basta copiar os conteúdos de um site e colocar em um aplicativo. É importante definir quais as ações, operações ou gestos que o usuário poderá fazer e concretizar ao utilizar o app. Um storyboard poderá ser útil, para dirigir o usuário em seu caminho.

Além disso, é fundamental preparar o aplicativo para chegar ao maior número de usuários. Isso envolve não apenas a disponibilização para os dois grandes sistemas operacionais, mas também o fato de ser compatível com diferentes versões.

É preciso não esquecer também que alguns usuários gostam do ambiente mobile mas preferem não ficar sempre baixando novos apps. Aí, um site responsivo poderá ser a melhor solução. Não dá para indicar a seus clientes para acessar o site de sua empresa via celular; os sites tradicionais foram desenvolvidos para o computador e não estão otimizados para o mobile.

Se o seu negócio ainda não chegou ao mobile, pense rápido e atue mais rápido ainda, pois está perdendo clientes!

1 thought on “A importância do mobile para as empresas”

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?