O que faz um logotipo ser bom?

Última Atualização em 22 de fevereiro de 2013 por Eduardo Danton

Cada marca tem uma imagem, uma identidade, uma história a ser contada que os consumidores precisam perceber e reconhecer com facilidade. E é o design que viabiliza visualmente a alma, a essência, o DNA de uma organização ou produto. Projetar um logotipo é, portanto, uma das tarefas mais desafiadoras de um designer e requer muito mais que habilidade e senso artístico. Desenhar um logotipo é uma atividade complexa que exige técnica, horas de pesquisa, estudo e muita experiência.

Alguns dos mais icônicos símbolos de empresas foram criados por renomados estúdios de design a preços milionários. Outros da mesma lista foram gerados por acaso, ou vendidos a preço de banana.

Podemos observar a seguir que  os logotipos possuem uma margem pequena de acertos,  e por isso o investimento se justifica na preocupação da empresa de criar uma marca. Normalmente as marcas de sucesso criadas no aleatório  resultam de uma tacada de sorte.

Vejamos algumas marcas de sucesso:

 

Coca-Cola

Valor investido: Nada

O famoso logo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, em 1885. Na época, Mason era escriturário de John Pemberton, o criador da bebida, e teve a ideia de fazer o logo com a letra cursiva uma fonte chamada Spencerian Script, desenvolvida no meio do século 19. A sugestão foi incorporada sem nenhum pagamento à Robinson.


 

Google

Valor investido: Nada

Tudo fica mais fácil quando um dos próprios fundadores é quem desenha o logo, certo? Criado em 1998 por Sergey Brin, o símbolo sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas o conceito original ficou intacto. O redesign mais recente da empresa data de 2010.

 

 

Twitter

Valor investido: 15 dólares

O passarinho azul mais famoso do mundo surgiu a partir de uma simples imagem de banco de dados, ao preço de 15 dólares. O artista que a assinou, Simon Oxley, deve ter recebido pouco mais de seis dólares pelo direito de uso. O logo foi sofrendo pequenos ajustes e para criar sua versão mais recente, divulgada em 2011, a empresa contratou um ex-designer do Google.

 

 

 

Nike

Valor investido: 35 dólares

Um dos logos mais icônicos da história foi criado por Carolyn Davidson em 1971 por apenas 35 dólares. Davidson criou o conceito enquanto ainda era estudante de design da Universidade de Portlandia. Comenta-se nos bastidores que em 1983 a artista recebeu da Nike um anel de diamantes com o símbolo e algumas ações da companhia com valor secreto.

 

 

 

Pepsi

Quanto: 1 milhão de dólares.

Em sua história, o logo da Pepsi já passou por diversas mudanças. O mais novo redesign do refrigerante foi assinado pelo Arnell Group, famosa empresa de design e criação de marcas, em 2008. Além do valor milionário pago aos criadores, mais algumas centenas de milhões de dólares foram empregados para trocar as identidades da marca em produtos, sedes e ações promocionais.

 

Fonte: exame.com

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?